sábado, 28 de março de 2009

PASTORINHA BELEZA E EMOÇÃO

A Pastorinha e outros movimentos folclóricos tomam parte num congresso cultural em Vitória – ES, no dia 28 de março 2009. A Mestra Rosimere Zolle explicou que a Pastorinha é um grupo de 30 pessoas tendo gestos próprios e dramatização bem definida e retorna ao figurino de origem.

Para abrilhantar ainda mais a esse grupo folclórico o Departamento de Cultura do Município de Mimoso do Sul, Rosangela Marques Guarçoni, anuncia novidades na estrutura do guarda-roupa dos personagens.

HISTÓRIA

CRIAÇÃO: Segundo pesquisa, foi criada em 1914, com as figuras típicas do local, conforme conta em trovas o poeta Arcipio calegario, baseado no texto de Alci Vivas Amado.

INTERCÂMBIO: Em 2004, a Fundação de Artes de Ouro Preto – MG promoveu junto á comunidade de Santo Antonio o resgate cultural.

FILIAL: O gênero é o único no Estado, criado com os costumes e canções locais. Embora haja, grupos com título idêntico em outros Estados Brasileiros, não tendo qualquer semelhança com o roteiro desse grupo.

ROUPAGEM NOVA: cenário, figurino, cuidadosamente confeccionados pelas irmãs, Sonia, (antiga mestra), Jesa e Alcidete, com indumentária própria de cada personagem, intercalados entre o cordão azul e vermelho.

PERSONAGENS: 1º - Anjo da guarda é a figura central que anuncia o nascimento do Salvador do mundo. 2º - Sino Natal, e o personagem responsável que dá a vida ao evento, pois, a pastorinha nasceu com intuito de agradecimento ao doador do campanário, assim sendo, ocorreu a inaugurarão do sino da capela, em 1914. 3º - Riso Ideal, figura nascida dos risoles, parasita de cor amarela, que nos fins dos anos apareciam alimentados nos pés de assa-peixes, próximo à casa do Sr. Zeca Lopes. 4º - Jardineira, Em homenagem a garota da época, muito romântica, que tomava conta do jardim de Dona Tota. 5º - Borboleta e 6º - Pica-pau: Grande área de terras com enorme arrozal dos moradores da vila era visitada com freqüência por Borboletas de diversas cores e diferentes tamanhos, juntamente com a ave, que faziam círculos e transportavam o pólen da planta. 7º - Flor do Amor, figura enigmática, bela morena, diz o poeta, cor de jambo, graciosa, linda sereia, mas muito infeliz no amor. 8º - Cigana, Lembrando a manada que todo fim de ano se arranchava nas terras do Sr. Zole. 9º - E por fim a figura do Papai Noel, criada por São Nicolau, traz alegria e ao mesmo tempo doações de brinquedos para as crianças pobres da vila.

ARROZAL: Muitas terras cultivadas nas áreas adjacentes da vila, que em época da colheita os camponeses arrozeiros trocavam dias de serviços. Segundo Dona Odete, todos descalços, com chapéu de palha na cabeça, e com cordões que amarravam os grandes feixes de palhas, (pés de arroz cortados rente à raiz); que eram levados aos batedouros.

segunda-feira, 16 de março de 2009

QUINTO MANDAMENTO

Necessário é nascer de novo!
Acredite, a vida humana é o meu continuar,
O Pré-Natal tem de se respeitar.

Morte provocada! Um dia vou lhe cobrar!
Antes que tu foste fecundado
Todos os anjos, por ti a suplicar;
Antes de ser ao mundo depositado,
Reconhecia-me! Que tudo era bom!
Ágil por sua sobrevivência, não o seu fim!
Sociedade! Por que luta contra mim?

quarta-feira, 11 de março de 2009

ANJOS DE RESGATE

COMEMORAÇÃO AO PADROEIRO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ - EM MIMOSO DO SUL NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES - NO DIA 21 DE MARÇO 2009 - 20h - Grandioso Show - ANJOS DE RESGATE - REALIZAÇÃO PARÓQUIA SÃO JOSÉ.

segunda-feira, 9 de março de 2009

CIDADANIA A MULHER MIMOSENSE

As mulheres de Mimoso do Sul – ES - comemoraram o Dia Internacional da Mulher.

Uniram-se para participar do evento oferecido pela Secretária Municipal de Saúde, Unidade Dr. Lincon.

Muitos funcionários, em suas áreas profissionais, coordenados por Nanda Bellot, proporcionaram momentos de auta-estima.

O Prefeito Municipal, Ângelo Guarçoni, o Secretário de Saúde, Dr. Paulo Roberto, bastante bem-humorados Fizeram a abertura do evento, saudando todos que estavam presentes.

Além dos consultórios que fazem parte do complexo do Posto de Saúde atendendo as mulheres mimosenses, foram armadas tendas nas áreas adjacentes do referido Posto, oferecendo serviços de bem-estar, como: cidadania, exames rotineiros, palestras, informações, cultura e sociais.

Na abertura, 07;30h foi servido o café da manhã, e sempre uma rotatividade no servir, principalmente após o exame de sangue quando o paciente estava em jejum.

A noite, na Praça Principal da cidade, um belíssimo show; com artistas da terra em uma emocionante homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Seguidores

ALCI SANTOS VIVAS AMADO

Tekpix i-DV12 ENGANAÇÃO

Tekpix i-DV12 ENGANAÇÃO
Não comprem essa Câmera

ANTOLOGIA ESCRITORES BRASILEIROS

ANTOLOGIA ESCRITORES BRASILEIROS
Alci Vivas e outros autores

FOLCLORICO EM SANTO ANTONIO DO MUQUI

FOLCLORICO EM SANTO ANTONIO DO MUQUI
A Pastorinha dia 21/06/2008

EXEMPLO DE VIDA

EXEMPLO DE VIDA
Projeto Educacional M.S.

VENHA CONHECER SÃO PEDRO

VENHA CONHECER SÃO PEDRO
Festival de sanfona e viola

A CULTURA NÃO DEVE MORRER

Se não resgatarmos a história o tempo
pode não nos indultar


FESTIVAL SANFONA E VIOLA

FESTIVAL SANFONA E VIOLA
São Pedro do Itabapoana/ 23 - 24 e 25 DE JULHO 2010

Arquivo do blog

FOLCLÓRICO

FOLCLÓRICO
CASAMENTO NA ROÇA